Site oficial de Ana Maria Magalhães
Reidy, A Construção da Utopia Blog REIDY
Novela Rosa Baiana
cartaz
cartaz
Roteiro e direção: Ana Maria Magalhães
Produtora: Nova Era Produções de Arte Ltda.
Ano: 2009, Brasil.
Gênero: Documentário
Formato de gravação: DVCam
Formato de exibição: Cor; 1.1:85; som digital.
Duração: 77 min.
Som: Dolby Digital SR
Edição de som: Beto Ferraz
Música original: Luiz Cláudio Ramos
Canção original: “Adormece em Mim” de Luiz Claudio Ramos e Edu Krieger
Direção de arte: Carlos Liuzzi
Edição e Produção de Finalização: Marcelo Pedrazzi
Fotografia: Dib Lutfi
Locução: Marcelo Escorel
Entrevistas exclusivas: urbanista Lucio Costa, engenheira Carmen Portinho, o arquiteto francês Roland Castro e o brasileiro Paulo Mendes da Rocha (Pritzkerprize 2006).
Locações: Rio de Janeiro, São Paulo, Paris.
Materiais promocionais: Fotos.
Blog do filme: http://reidy-ofilme.blogspot.com
SINOPSE
Nascido em Paris e radicado no Rio, o urbanista Affonso Eduardo Reidy é um dos pioneiros da arquitetura moderna. Em projetos notáveis, como o Conjunto Habitacional do Pedregulho, com o qual ganhou a Bienal de 1953, e o Museu de Arte Moderna, Reidy apresenta apuro arquitetônico e elege o homem como o centro de suas atenções.

O filme ‘Reidy, a construção da utopia’ aborda a sua trajetória desde os anos 30 até a construção do Aterro e Parque do Flamengo, em que retoma a cidade como tema central de sua arquitetura. Textos do próprio arquiteto nos contam suas alegrias, decepções e vitórias, além da iluminada contribuição para o Rio de Janeiro nos tempos modernos.

Sua obra é debatida nas entrevistas exclusivas do urbanista Lucio Costa, para quem Reidy era o mais elegante e civilizado de sua geração, da engenheira Carmen Portinho, parceira no Pedregulho e no MAM, do arquiteto Paulo Mendes da Rocha que o relaciona ao urbanismo contemporâneo, e do francês Roland Castro que apresenta um contraponto entre Paris e o Rio.

Com uma arquitetura generosa e alegre, de significação pública, social e estética, que proporciona bem estar e contato com a natureza, Reidy faz parte do cotidiano dos brasileiros. O filme resgata do anonimato um arquiteto popular, como atesta o sucesso do Parque do Flamengo, espaço amplamente utilizado e marco da cidade.

A atualidade de sua obra permite abordar, entre outros temas, o problema da habitação com o crescimento das favelas, o apartheid urbano na divisão entre bairros ricos e pobres, a função social da arquitetura e a capacidade de ação da utopia em transformar o que se pensa e deseja em realidade concreta e construída.

No momento em que a crescente importância das cidades no desenvolvimento dos países valoriza mundialmente o urbanismo, o trabalho de Reidy nos revela o quanto a arquitetura é decisiva para a vida dos habitantes das cidades.

Ao construir a paisagem urbana do Rio, Reidy promove a sua transformação em cidade moderna. Seu trabalho nos revela como a arquitetura é decisiva para a vida dos habitantes das cidades.
IMAGENS
Clique na imagem desejada para fazer seu download em alta
ATENÇÃO
As fotos abaixo de Affonso Eduardo Reidy (em preto e branco), com a referência Marcel Gautherot - Acervo Instituto Moreira Salles podem ser publicadas para a divulgação do filme, mas devem conter obrigatoriamente o crédito: Marcel Gautherot/Acervo Instituto Moreira Salles


Reidy com Jucelino
Imagem original em TIFF P/B
foto de Marcel Gautherot / Acervo Instituto Moreira Salles

Reidy no MAM
Imagem original em TIFF P/B
foto de Marcel Gautherot / Acervo Instituto Moreira Salles

Reidy sentado nos jardins no MAM
Imagem original em TIFF P/B
foto de Marcel Gautherot / Acervo Instituto Moreira Salles
 
 
ATENÇÃO
As fotos de cena abaixo (still) coloridas de divulgação das filmagens em Paris com o arquiteto Roland Castro e/ou a diretora Ana Maria Magalhães que forem publicadas devem conter obrigatoriamente o crédito: Foto Mourad Chefaï

Ana Maria Magalhães durante as filmagens do Filme, em Paris, 2007
Com Roland Castro
Imagem original em JPG
Foto Mourad Chefaï

Ana Maria Magalhães durante as filmagens do Filme, em Paris, 2007
Com Roland Castro
Imagem original em JPG
Foto Mourad Chefaï

Ana Maria Magalhães durante as filmagens do Filme, em Paris, 2007
Imagem original em JPG
Foto Mourad Chefaï